Case Study
Case Study
12 Mar 2025

EPAL – MyAqua 2.0 | Utilities

EPAL – MyAqua 2.0

Utilities

Xamarin


Contexto e Objetivo

A EPAL procurava evoluir a sua aplicação móvel para oferecer aos clientes uma experiência mais completa, moderna e digital, reforçando a proximidade e eficiência na gestão da relação contratual de fornecimento de água em Portugal. O objetivo foi disponibilizar uma plataforma integrada, capaz de simplificar operações do dia a dia, reduzir burocracia e aumentar a conveniência para cidadãos e empresas.


Desafios

  • Criar uma aplicação única para clientes individuais e multiempresa.
  • Integrar funcionalidades críticas como faturação, pagamentos e histórico de consumos.
  • Reforçar a segurança com autenticação GOV.
  • Disponibilizar canais digitais de apoio e reporte de anomalias.


Solução

Em contínuo processo de análise e implementação, a agap2IT desenvolveu a aplicação MyAqua 2.0, com as seguintes funcionalidades:

  • Autenticação GOV para maior segurança.
  • Gestão de contratos multiempresa, com gateway dedicado por contexto.
  • Registo e acompanhamento de pedidos de assistência e reporte de anomalias.
  • Consulta e download de faturas, com pagamentos in-app via referência Multibanco ou MBWay (integração com SIBS Digital Payment Gateway).
  • Acesso ao histórico de leituras e comunicações.
  • Secção de notícias e alertas da entidade prestadora.


Resultados e Impacto

  • Maior comodidade e autonomia na gestão de contratos de fornecimento de água.
  • Integração de pagamentos digitais seguros e convenientes.
  • Melhor comunicação entre entidade e clientes, através de informação atualizada e acessível.
  • Modernização da relação contratual, alinhada com as expectativas digitais dos utilizadores.

Ecrãs da aplicação